Entenda a diferença das famílias de cerveja e o que esperar de cada uma

Todos os estilos de cerveja carregam as características da família que pertencem, Ale ou Lager, e isso já denota características únicas no resultado final e no processo de cada cerveja. Mas afinal, quais as diferenças entre cerveja ale e cerveja lager? E o que podemos esperar do resultado final de cada uma delas?

Rodeados de uma gama de escolhas no processo cervejeiro, além de ingredientes, podemos usar do conhecimento para desenvolver melhorias de processo que também influenciam no produto final. Mas todos esses estilos de cerveja que podemos alcançar fazem parte de duas famílias principais, as Ales e as Lagers, além das duas principais, existe uma terceira família, as de fermentação espontânea das Lambics e Sours, que deixaremos para um próximo texto por não ser tão abrangente. 

Todos os estilos de cerveja carregam as características da família que pertence, Ale ou Lager, e isso já denota características únicas no resultado final e no processo de cada cerveja. Mas afinal, quais as diferenças entre cerveja ale e cerveja lager? E o que podemos esperar do resultado final de cada uma delas?

Cervejas Ale

Nos primórdios da produção de cerveja existiam somente os estilos da família Ale,  fermentadas pela cepa de levedura Saccharomyces cerevisiae. Os estilos de cerveja desta família são conhecidas como cervejas de alta fermentação, onde a levedura se aloja na parte de cima do fermentador e a temperatura de fermentação ocorre entre 15° a 25°. O tempo médio de fermentação é considerado curto, próximo a 7 dias. 

Como resultado temos cervejas com aromas mais exuberantes, vindos não somente dos ingredientes básicos, mas também de compostos secundários formados pela levedura no processo de fermentação. São exemplos de estilos de cerveja Ale: IPA; Stout; Weizen; Belgian Wit; Belgian Blond.

Cervejas Lager

Já próximo ao século XV aqui na América Latina surgiu a família das cervejas Lager, fermentada pela cepa de levedura Saccharomyces pastorianus. 

As cervejas desta família são conhecidas como cervejas de baixa fermentação, onde as leveduras se alojam na parte de baixo do fermentador e a temperatura de fermentação ocorre entre 5 a 15°. O tempo de fermentação dessa família é bem maior, podendo variar de semanas até meses.

Como resultado temos cervejas mais límpidas, com aromas e corpo suave. São exemplos de estilos de cerveja Lager: Pilsen;  Bock, Helles; Dunkel; Schwarzbier.

Agora com as diferenças bem claras entre as duas principais famílias, já dá experimentar as nossas variedades ou iniciar uma nova receita pra brassar e explorar essas características marcantes que cada família têm. 

Confere aqui nossos estilos de cerveja, ou acesse os insumos da nossa Brew shop e comece a desbravar essas famílias. Vamos lá?

Conheça nossas cervejas e chopps