Para a primeira cerveja precisamos de muito tempo, poucos equipamentos e pouco conhecimento. É muito difícil que a primeira experiência de brassagem resulte em uma cerveja intragável, porém, a produção de cerveja exige alguns itens básicos para ter um bom resultado. 

A lista pode parecer grande, mas não se preocupe, a maioria dos utensílios são adquiridos com facilidade, e com o tempo você pode adquirir melhorias para o seu equipamento cervejeiro. 

Vamos abordar aqui os equipamentos básicos para iniciar nessa jornada.

Veja os ítens necessários para fazer cerveja artesanal:

Panelas ou Tinas:

O ideal é ter três panelas, duas já resolvem. Porém com três panelas você pode utilizar a maior para a fervura, uma outra de tamanho igual ou bem próximo para a brassagem, e a última para a água de lavagem dos grãos, que deve ter pelo menos metade do volume da panela de fervura. A capacidade de armazenamento das panelas de fervura e brassagem varia de acordo com a quantidade de cerveja que você deseja produzir, porém, recomendamos adquirir panelas sempre com 30 a 50% a mais de capacidade para evitar desperdícios no processo.

Moedor de malte (optativo)

Você pode optar por adquirir esse equipamento, ou comprar os insumos já na moagem adequada que algumas Brew Shops possibilitam, como aqui no Ponto do Malte. Porém, caso sua escolha seja pela aquisição, existem dois principais tipos de moedores, o tipo Corona e os Moedores de rolo. Opte sempre por uma moagem mais homogênea.

Fogareiro

Para aquecer as panelas será necessário um fogareiro com ampla e boa capacidade de aquecimento e também com sistema de regulagem da intensidade. Para o aquecimento ideal no momento de mostura é de 1°C por minuto, isso garante a integridade de enzimas. Já no momento da fervura do mosto será necessária uma fervura intensa por um longo tempo, sendo a intensidade de aquecimento de 2°C por minuto. 

Dica: lembre-se de verificar fornecedores de gás disponíveis no momento planejado para a brassagem, ou já garanta que não vai ficar sem o gás quando mais precisar.

Pá de mostura

É uma colher com cabo grande utilizada para revolver o mosto durante a fervura, afofar o bagaço durante a clarificação e em muitos processos como facilitar o Whirlpool. 

Termômetro

Fazer cerveja está completamente relacionado a processos químicos, e neles a temperatura influencia imensamente. É importante um termômetro de leitura rápida com marcações de 0° a 100°C.

Bazooka, fundo falso ou Bag

Existem vários métodos e equipamentos de filtragem do mosto, pode ser um fundo falso, uma Bazookaa ou um bag, o importante é garantir uma filtragem de qualidade e evitar que o mosto caramelize no fundo da tina.

Serpentina de resfriamento ou chiller de placas

Existem algumas formas de resfriar o mosto antes de entrar no fermentador. A serpentina que precisa estar mergulhada em um balde com água gelada e o Chiller de placas, que é um trocador de calor mais eficiente.

Airlock

Muito importante para evitar a entrada de microorganismos e garantir a saída de CO2 gerada na fermentação. Fundamental também para evitar o rompimento do recipiente de fermentação por excesso de pressão.

Tanque fermentador

As opções de recipientes para essa etapa são vastas, você pode utilizar um fermentador em formato de cone, uma bombona ou até um balde com tampa. Cada uma das possibilidades tem seus benefícios e malefícios, veja qual mais vai se adequar ao seu momento.

Com a lista em mãos…

A primeira brassagem pode ser bem desafiadora, por isso confira o processo e os equipamentos básicos para não faltar nada na hora H. Depois de começar a produzir as primeiras cervejas e adquirir mais confiança, o upgrade no kit básico vai acabar surgindo.

E aí, vamos montar seu kit básico para a produção de cerveja? Confere aqui na nossa loja os melhores equipamentos e insumos que vão garantir a experiência que você merece!

Conheça os produtos do Ponto do Malte

Referências:

Morado, Ronaldo. Larousse da Cerveja. São paulo: Larousse do Brasil. 2009

COOPERATIVA AGRÁRIA (Guarapuava (pr)). Guia Prático de Produção de Cerveja. Disponível em: http://www.agraria.com.br/malte/publicacoes/biblioteca/4