Da criação da receita de cerveja até servir um copo bem gelado dessa cerveja pronta temos algumas etapas. Acompanhe abaixo as etapas fundamentais desse processo de ponta a ponta
Moagem
Ter os insumos preparados antes de iniciar o processo é importante. Além de garantir que a receita tenha todos os seus ingredientes necessários, poupa tempo e retrabalho. Uma dessas etapas antes de colocar a mão na massa é a moagem do malte.
A moagem do malte é feita através de moinhos ou moedores para que o grão de malte fique descascado e com a parte do amido exposta para facilitar a ação das enzimas, porém sem ser muito fino para evitar entupimentos nas etapas posteriores.
Você pode optar por comprar o insumo já com a moagem adequada na brew shop.
Brassagem ou mosturação
A brassagem é a etapa onde ocorre a conversão do amido do malte em açúcares. O malte moído é colocado em água aquecida a temperatura de acordo com a técnica escolhida, geralmente em torno de 65 graus, por um tempo que pode variar de 60 a 90 minutos.
O líquido final desse processo se chama mosto, que é a cerveja antes da fermentação.
Filtragem
Essa etapa dura pelo menos uma hora, e é onde ocorre a separação do mosto do bagaço do grão e suas cascas.
O líquido é retirado da panela por uma torneira na parte inferior, onde usa-se um fundo falso, bag ou bazooka para impedir que as partículas sólidas continuem no mosto. Essa filtragem é importante para impedir sabores indesejados na cerveja final. Nesta parte sólida geralmente é acrescentada água quente extra para extrair todo o seu potencial restante.
Fervura e lupulagem
O mosto após passar pela etapa de filtragem inicia o processo de esterilização na fervura, eliminando os microrganismos. Nessa etapa é onde se acrescenta o lúpulo, para gerar amargor, sabor e aroma à cerveja.
Resfriamento
Para que possamos acrescentar o fermento no mosto precisamos de uma temperatura próxima a 20°. O mosto ainda quente da fervura então passa pelo processo de resfriamento antes de ser colocado no recipiente fermentador.
Fermentação
A fermentação é a etapa mais demorada do processo e é onde o açúcar se transforma em álcool, éster, fenóis, gás carbônico, composto de aroma e sabor.
A duração, o tipo de levedura e a temperatura estão diretamente relacionadas ao tipo de cerveja que se deseja.
Maturação
Após a fermentação o fermento é retirado da cerveja e ela passa por um processo de amadurecimento em temperatura mais baixa. Nessa fase pode-se adicionar outros ingredientes, como lúpulo por dry-hopping.
Envase e carbonatação
Cerveja pronta, ou quase lá… após a maturação a cerveja deve ser envasada no recipiente de sua escolha, tanto garrafas quanto barris, e a carbonatação do líquido pode ser feita em ambos os locais. Porém é importante manter a cerveja em um lugar frio para que ela continue fresca até o momento do consumo, como não passou por um processo de pasteurização as leveduras continuam vivas e ativas.
Referências:
https://www.hominilupulo.com.br/a-producao-da-cerveja-em-casa/
COOPERATIVA AGRÁRIA (Guarapuava (pr)). Guia Prático de Produção de Cerveja. Disponível em: http://www.agraria.com.br/malte/publicacoes/biblioteca/4