O lúpulo é o insumo de cerveja mais querido entre os brasileiros, e saber escolher ele é fundamental para o resultado da sua cerveja. Pensando nisso, nós do ponto do malte, começamos uma série de posts pra te mostrar os perfis dos principais lúpulos de cada estilo de cerveja.
Ao redor do mundo há uma grande variedade de lúpulo, no livro For the Love of Hops de 2012 , Stan Hieronymus lista 105 variedades e com características de sabor exclusivas, e a cada ano elas só aumentam.
Mas o que esperar de cada variedade? Vamos usar aqui para responder, o gráfico de aromas e sabores, baseado em Randy Mosher, com em sete grupos de características principais: Cítrico, floral, frutado, picante, herbal, amadeirado e terroso.
Lúpulos para IPA
Para começar essa apresentação dos perfis de lúpulo, conheça agora seis dos principais lúpulos utilizados nas IPAs e o que esperar de cada um:
Amarillo: Uma variedade caracterizada pelo médio-alto alfa-ácido. Aroma cítrico e floral, remete a maracujá e se assemelha ao próximo da lista, Cascade.


Cascade: O Cascade é um dos lúpulos norte-americanos mais utilizados no Brasil, principalmente no dry hop. Possui notas de frutas cítricas, um pouco picante e floral.
Columbus: O lúpulo Columbus, geralmente utilizado para single hop, tem excelentes resultados de amargor e aroma, apresenta principalmente notas terrosas, cítrico e picantes.


Citra: Um lúpulo resultado do cruzamento de algumas outras variedades, apresenta aroma e sabor cítrico intensos. Essa variedade possui alto teor de alfa ácido, porém cuide na dosagem, o amargor característico dela é considerado por alguns um tanto forte.
Centennial: O lúpulo Centennial pode ser usado tanto para amargor quanto para aroma, possui um balanço entre terroso, floral e um toque leve de cítrico.


Mosaic: Famoso entre os amantes de IPA, é um cruzamento dos lúpulos Simcoe e Nugget. O lúpulo Mosaic possui alto alfa ácido e é conhecido por sua capacidade equilibrada de trazer amargor, sabor e aroma. Remete a manga, frutas cítricas, ervas e aromas tropicais.
Referências:
https://randymosher.com/Tasting-Beer
https://vinepair.com/articles/flavors-aromas-craft-beer-hops/