Ainda um estilo pouco difundido no Brasil, mas que vem ganhando a atenção do público no verão, as cervejas Saison envolvem muita criatividade e insumos inusitados.

Neste artigo, vamos contar sobre a história desse estilo de cerveja e quais são suas principais características. Confira!

Um pouco da história

As cervejas do estilo saison foram desenvolvidas em uma região rural da Bélgica, Valônia, que faz fronteira com a França. Seu nome Saison em Francês significa “estação” e deriva da estação de colheita onde era consumida nas fazendas para refrescar. Por seu local de origem também é conhecida como Farmhouse Ale, que significa “Casa da fazenda”.

Inicialmente as cervejas Saison possuíam baixo teor alcoólico, em média 3%, porém após 1920 com o desenvolvimento e a popularização da cerveja Saison Dupont o teor alcoólico passa ao intervalo de 4,5 a 6,5%.

Caracteristicas da Saison

A clássica Saison se estabelece em seis características: são densas, pálidas, turvas, pouco doces, têm uma carbonatação alta e contêm sabores cítricos e de especiarias. É bastante comum encontrar ingredientes diferentes em sua composição, proporcionando sabor mais complexo à cerveja. Coentro, cascas ou polpa de frutas, pimenta, gengibre, cravo, e outros condimentos culinários.

Além das notas frutadas, é comum encontrar em uma Saison um amargor moderado a elevado, uma acidez leve e um final de boca seco. A base de malte é malte Pilsner, Malte Viena e Munique são adicionados com frequência, porém não passando de 10%. As versões claras deste estilo são muitas vezes em tom laranja claro distinto, podendo ser de douradas a âmbar. Já as versões mais escuras, incluem malte Crystal mais escuro e variam de cobre para marrom escuro. A espuma é de longa duração, sendo compacta e densa, com a cor branca ao marfim.  

Algumas saisons são azedas ou acidificadas usando malte ácido, técnicas de trituração amarga, bactérias Lactobacillus ou misturando a cerveja finalizada com Lambic. É comum vermos o uso de lúpulos como East Kent Goldings e Styrian. E não pode faltar levedura belga para gerar os éster frutados característico do estilo.

Gostou de conhecer um pouco mais sobre o estilo Saison?

Para o verão ficar ainda melhor, estamos preparando outros conteúdos desses para inspirar suas receitas da estação! 

Já clica no botão aqui embaixo e vem comprar os na insumos da sua receita melhor Brew Shop de Floripa

Acessar loja de insumos

Referências:

https://www.superbockcasadacerveja.pt/detalhe-de-artigo/cervejas-ideais-para-o-verao/https://www.gaulesesbeerclube.com.br/conheca-as-cervejas-do-estilo-saison/https://centralbrew.com.br/blog/serie-estilos-de-cerveja-conheca-a-saison/http://g1.globo.com/especial-publicitario/somos-todos-cervejeiros/noticia/2016/09/dez-estilos-de-cerveja-para-matar-sede-no-calorao.htmlhttps://www.bilbilbeer.com.br/cerveja-saison