Conheça a Witbier, um estilo de cerveja leve e refrescante. Uma cerveja com trigo, sementes de coentro e cascas de frutas cítricas, ideal para ser consumidas em épocas quentes, como no verão brasileiro.

Assim como a Saison, a Witbier ainda é um estilo pouco difundido no Brasil, mas que vem ganhando a atenção do público. Neste artigo, vamos contar sobre a história desse estilo de cerveja e quais são suas principais características. Confira!

Um pouco da história

A Witbier é uma Cerveja Ale, criada na Idade Média na Bélgica. Nos séculos XVIII e XIX, tornou-se um dos principais estilos de cerveja da região. Porém, nos anos 50 praticamente desapareceu devido à expansão das cervejas lager.

Em 1966 Pierre Celis reaviva o estilo usando os ingredientes tradicionais: água, levedura, lúpulo, trigo, coentros e casca de laranja.  A receita foi bem recebida e assim nasceu a Hoegaarden, uma das cervejarias mais tradicionais do mundo.

Caracteristicas da Witbier

Uma witbier tradicional é uma cerveja condimentada, cítrica e com baixo teor alcoólico. A impressão geral de uma cerveja do estilo Witbier é de uma ale à base de trigo, refrescante, saborosa e de moderada intensidade.

O nome Witbier em sua tradução literal do flamenco quer dizer “cerveja branca”, você também pode encontrá-la com o nome de Belgian White, dado por americanos. Essa característica do estilo ocorre pois o trigo utilizado nas receitas não é maltado, o que a deixa mais clara, turva, leve e menos doce do que as demais cervejas com trigo como a Weissbier. 

A principal característica do aroma da cerveja é dada pelas especiarias como o coentro e as frutas cítricas como a laranja. É possível também encontrar variações de witbier com aveia, cravo, camomila, limão siciliano, gengibre e pimenta em grãos. Esse estilo leva pouco malte e o lúpulo é adicionado apenas para contrabalançar o dulçor de malte, mas também em pequena quantidade para que o destaque fique nos demais ingredientes.

Gostou de conhecer um pouco mais sobre o estilo Witbier?

A Witbier é um estilo peculiar e um pouco complicado para harmonizar, confere nossas dicas de comidas deliciosas para acompanhá-la. 

Monta já sua receita, clica no botão aqui embaixo e vem comprar os insumos da sua witbier artesanal na melhor Brew Shop de Floripa

Acessar loja de insumos

Referências:

https://www.gaulesesbeerclube.com.br/conheca-as-cervejas-do-estilo-witbier-2/https://www.superbockcasadacerveja.pt/detalhe-de-artigo/witbier-vs-weiss-onde-estao-as-diferencas/https://centralbrew.com.br/blog/serie-estilos-de-cerveja-conheca-a-witbier/https://www.hominilupulo.com.br/witbier/